25 de out de 2010

A matemática da vida



"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"
Chico Xavier

O ser humano vive constantemente na ânsia de acertar, em busca de bons resultados, nunca quer fazer algo para não dar certo, não importa se o que tanto quer, é certo ou errado, o resultado tem que ser positivo.
Muitos seguem por caminhos que acham ser o melhor, na maioria das vezes atiram no escuro com o intuito apenas de atingir seus objetivos sem ao menos se dar conta de que, qualquer passo em falso ou sem pensar nas conseqüências suas atitudes podem lhe levar a ruína.
Mergulham de cabeça naquilo que acredita ser o melhor pra si. Otimistas e seguros de suas vontades vão à busca de realizar seus sonhos, seus desejos e seus projetos de vida. Vencer, vencer e vencer este é seu lema. O que é comum, afinal quem não quer vencer na vida? Acreditando sempre em sua capacidade de ir além, de idealizar aquilo que poderia ser o melhor pra ele, acabam esquecendo que nem tudo é perfeito, que como na matemática a vida também tem seus resultados.
Do primeiro até o segundo grau de dificuldade e diante toda situação desesperadora em que se colocam para obter bons resultados, seus sentimentos ficam a flor da pele multiplicam, somam, subtraí, dividem e nesta equação de sentimentos o “x” da questão pode ter um resultado positivo, como também um resultado negativo.
Quando se deparam com resultado positivo, se sentem imbatíveis, com alto estima elevado, vitoriosos, super capazes, alguns alimentam seu ego com ar de superioridade e muitas vezes se tornam soberbos, mas se o resultado não for aquilo que tanto esperavam, se sentem uns fracassados, um zero à esquerda, se frustram, começa a espernear, a querer bater com a cabeça na parede e se rebelam contra tudo e contra todos, achando que a vida e o mundo estão contra eles. Nessas horas fica difícil raciocinar, perdem a noção de toda equação, o equilíbrio emocional fica abalado, pois nenhum ser humano aceita perder ainda mais depois de tanto esforço, sacrifício e dedicação. Em momentos assim é importante manter o equilíbrio e o raciocínio para que possam voltar ao “x” da questão e ver que, mesmo com um resultado negativo no final da luta, percebera que somando os sinais negativos pode se obter um sinal positivo. Nada nesta vida acontece por acaso. Como já dizia meu avô: “A males que vêm pra bem”.
Veja bem: Nem tudo que acreditamos ser o melhor para nossas vidas venha ser o melhor. Muitas vezes me vi em situações como esta, desesperadora, por ter criado uma meta e não ter um resultado esperado, por ter criado projetos ao qual eu acreditava ser o melhor para minha vida e não ter dado certo, no entanto hoje percebo com a vida que tenho que, aquilo tudo que planejei não seria o melhor pra mim.
O ser humano na maioria das vezes fica tão preocupado com seus sentimentos mesquinhos e egoístas e deixa passar despercebido pequenos sinais que, poderia os guiar por caminhos e decisões corretas, lhes encorajando e auxiliando de forma construtiva a perder o medo e começar a ver alguns resultados negativos como algo positivo em suas vidas.
Tirar uma nota baixa na prova, é um resultado negativo do pouco esforço e falta de dedicação é um sinal de que podemos fazer a diferença, cabe a cada um absorver isso de forma positiva e se superar para um resultado melhor. É muito importante prestar atenção nos jogos de sinais e estar atentos a eles. Há também resultados positivos, mas que resultara mais tarde em algo negativo é aquela coisa de acharmos que estamos agindo de forma correta para nossa vida, fazendo escolha sem pensar nas conseqüências, como comprar combustível adulterado para economizar, sem se preocupar ou se dar conta que mais tarde poderíamos “ferrar” com o motor do nosso carro ou então está de acordo aprovando uma serie de desmatamento para construção de usinas, ou seja, lá o que for, tendo como ponto positivo geração de emprego e desenvolvimento, mas como ponto negativo a devastação da natureza, agredindo o habitat natural dos animais e por fim piorando ainda mais o ar que respiramos. Esses são alguns exemplos onde deveríamos perceber e tomar cuidado com nossas escolhas, pois elas podem atingir diretamente ou indiretamente nossas vidas progredindo-as ou regredindo. È importante analisar qualquer iniciativa desde os pequenos fatores aos grandes no modo geral.
Perceba que a vida é realmente uma matemática, desde a simplicidade de se somar dois mais dois, até a dificuldade de se chegar a um resultado exato mesmo utilizando suas formulas, pois a vida também tem seus valores quebrados, de um resultado não esperado e em fração de segundos podem colocar tudo a perder.
A vida é cheia de escolhas e sacrifícios e diante a tudo é importante manter os pés no chão o equilíbrio e discernimento para decidir qual caminho a seguir, ao cair poderá se levantar e da à volta por cima, mas é importante lembrar que existem caminhos que não tem volta.
Devemos ser otimistas no que idealizamos. Perder não é sinônimo de fracasso. Tudo na vida é um aprendizado cabe a nós tirar proveito da situação e erguer a cabeça em busca de conhecimento e sabedoria para uma vida em conjunto, pois nunca estamos sozinhos, mas isso só é possível se formos capazes de enxergar além do nosso próprio umbigo, valorizando a nossa existência, buscando conhecimento espiritual, trabalhando a fé dentro de nossas crenças sempre em comunhão, exercendo na pratica aquilo que se prega e acredita, pois na teoria não se chegará a nenhum resultado a não ser ao vazio.
Chega de palavras jogadas ao vento, se falas tanto em coisas bonitas por que não colocá-las em praticas? Se o que você acredita ensina sobre o amor, ame verdadeiramente, se ensina a perdoar então perdoe profundamente. Se o que você acredita ensina o que é humildade, então acolha aquele que esta perdida nos seus próprios erros e mostre a eles um caminho de luz.
O crescimento tanto material como espiritual depende dos valores éticos e da forma em que conduzimos a nossa própria vida, não queira ter merecimento daquilo que não se dá.
Deus nos Deus o livre arbítrio para decidirmos qual caminho seguir, nos criou munidos de capacidade e inteligência para discernimos o que é bom ou ruim, o certo do errado e jamais nos daria uma cruz mais pesada do que aquela que poderíamos carregar.
Com coerência não devemos abrir mão de nossos sonhos e ideais, por isso já nos foi dado à vida e se viver é o bastante então não podemos desistir jamais, talvez não sejamos capazes de mudar o mundo, mas podemos fazer a diferença na sociedade que nos cerca em nosso dia a dia. Assim como o sol e a natureza somos vidas como em tudo em nossa volta por isso é necessário olhar em torno de nós para que possamos enxergar valores que não damos importância e que passa por despercebidos encontrando assim, o verdadeiro sentido da vida e dela poder semear boas sementes e colher bons frutos.
Barreiras e obstáculos são colocados por nós ou pelos problemas quando se quer alcançar algo na vida, mas chega de arranjar justificativa para nossos erros e derrotas é hora de assumir nossas fraquezas e nossas falhas, acreditar que somos capazes de nos tornar pessoas melhores, atribuindo da melhor maneira aquilo que são contra nosso aperfeiçoamento, agindo com mais amor, humildade e compaixão.
Vivemos o tempo todo armados contra uns aos outros, esperando o momento para atacar, às vezes enxergamos no próximo o nosso inimigo pronto a nos apunhalar, mas lembre-se que, nosso pior inimigo é aquele que nutrimos dentro de nós mesmo, são os sentimentos impuros como o ódio, o rancor, a magoa, o ciúme, a insegurança, a inveja, o medo... Arme-se contra isso, esvazie destes sentimentos impuros, aquele que você ver como inimigo tem a mesma imagem de você, vocês são iguais e tudo que precisam é se libertar. Some, multiplique sentimentos positivos e os compartilhe. Tudo de bom que você aprendeu na teoria coloque em pratica, não seja um suicida, não alimente sentimentos ruins que podem destruir a si mesmo, mude a frase: “o homem é o inseto que produz sua própria inseticida” e não seja vitima do seu próprio veneno.
Sejamos seres racionais e o mais importante de tudo lembre-se que existe um Deus e se você acredita que Deus é amor permita que ele conduza sua vida, divida este amor com os fracos de espírito, se ainda você não sabe qual caminho seguir, já que se encontra sem saída em meio à escuridão ascenda à luz que há em você, reacenda a chama da vida, do amor, da paz, da humildade e simplicidade, da compaixão, se permita ser feliz, lembre-se que felicidade não esta em alguém ou em algo e sim dentro de você, só você é capaz de encontrar e se permitir, assim tudo se iluminará, conseguirá ver tudo com mais clareza e realismo sem ilusão, aprenda a ouvir e a digerir a verdade, assuma para Deus o quanto tu és fraco e que seguindo seus ensinamentos com ajuda dele você se tornará um vencedor, dê valor a tudo desde a semente que germina e você não vê até a folha que cai de uma arvore, desde um ser que nasce em algum lugar do mundo até o enfermo que luta a cada dia por mais um sopro de vida, vida esta que muitas vezes você não deu valor e deixou passar por despercebida quando se pegou a sentimentos mesquinhos e supérfluos. Sinta e veja sua importância no mundo, no seu mundo, no mundo daqueles que o tem por perto, faça a diferença assim como o desabrochar de uma rosa ou o pôr-do-sol, assim como o nascer da aurora ou uma linda melodia. Tudo depende de você. Agradeça a Deus todos os dias por sua vida e a encha sempre de graça, honra e gloria, seja um vencedor lutando e se livrando de tudo que for contra seu aperfeiçoamento, tanto na vida material como espiritual e nesta matemática da vida sempre é bom somar e não subtrair, multiplicar sempre, mas lembre-se em dividir o pão em iguais fatias, Ame-se, busque seu valor, menos valor tem que não se valoriza.
 Em alguns momentos na vida nos perguntamos por que determinadas coisas acontecem conosco, a resposta é clara: Na vida colhemos aquilo que plantamos. Se for tão difícil olhar em sua volta, procure olhar pra dentro de si mesmo e verá que não é tão inocente como pensas. Crie coragem e assuma seus erros. Nunca é tarde para resolver um problema. Obtenha seus valores esperados, mas com princípios. A vida é uma matemática sem fim e o resultado só depende de você saber resolver cada problema e para se chegar a um resultado positivo em todos os sentidos, utilize quatro formulas fundamental: A fé, a esperança, a humildade e o amor.

“-Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
 É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge triunfante e bela!...

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço!”
Chico Xavier

 Ouvindo: A Paz ( Roupa nova):




Postar um comentário

25 de out de 2010

A matemática da vida



"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"
Chico Xavier

O ser humano vive constantemente na ânsia de acertar, em busca de bons resultados, nunca quer fazer algo para não dar certo, não importa se o que tanto quer, é certo ou errado, o resultado tem que ser positivo.
Muitos seguem por caminhos que acham ser o melhor, na maioria das vezes atiram no escuro com o intuito apenas de atingir seus objetivos sem ao menos se dar conta de que, qualquer passo em falso ou sem pensar nas conseqüências suas atitudes podem lhe levar a ruína.
Mergulham de cabeça naquilo que acredita ser o melhor pra si. Otimistas e seguros de suas vontades vão à busca de realizar seus sonhos, seus desejos e seus projetos de vida. Vencer, vencer e vencer este é seu lema. O que é comum, afinal quem não quer vencer na vida? Acreditando sempre em sua capacidade de ir além, de idealizar aquilo que poderia ser o melhor pra ele, acabam esquecendo que nem tudo é perfeito, que como na matemática a vida também tem seus resultados.
Do primeiro até o segundo grau de dificuldade e diante toda situação desesperadora em que se colocam para obter bons resultados, seus sentimentos ficam a flor da pele multiplicam, somam, subtraí, dividem e nesta equação de sentimentos o “x” da questão pode ter um resultado positivo, como também um resultado negativo.
Quando se deparam com resultado positivo, se sentem imbatíveis, com alto estima elevado, vitoriosos, super capazes, alguns alimentam seu ego com ar de superioridade e muitas vezes se tornam soberbos, mas se o resultado não for aquilo que tanto esperavam, se sentem uns fracassados, um zero à esquerda, se frustram, começa a espernear, a querer bater com a cabeça na parede e se rebelam contra tudo e contra todos, achando que a vida e o mundo estão contra eles. Nessas horas fica difícil raciocinar, perdem a noção de toda equação, o equilíbrio emocional fica abalado, pois nenhum ser humano aceita perder ainda mais depois de tanto esforço, sacrifício e dedicação. Em momentos assim é importante manter o equilíbrio e o raciocínio para que possam voltar ao “x” da questão e ver que, mesmo com um resultado negativo no final da luta, percebera que somando os sinais negativos pode se obter um sinal positivo. Nada nesta vida acontece por acaso. Como já dizia meu avô: “A males que vêm pra bem”.
Veja bem: Nem tudo que acreditamos ser o melhor para nossas vidas venha ser o melhor. Muitas vezes me vi em situações como esta, desesperadora, por ter criado uma meta e não ter um resultado esperado, por ter criado projetos ao qual eu acreditava ser o melhor para minha vida e não ter dado certo, no entanto hoje percebo com a vida que tenho que, aquilo tudo que planejei não seria o melhor pra mim.
O ser humano na maioria das vezes fica tão preocupado com seus sentimentos mesquinhos e egoístas e deixa passar despercebido pequenos sinais que, poderia os guiar por caminhos e decisões corretas, lhes encorajando e auxiliando de forma construtiva a perder o medo e começar a ver alguns resultados negativos como algo positivo em suas vidas.
Tirar uma nota baixa na prova, é um resultado negativo do pouco esforço e falta de dedicação é um sinal de que podemos fazer a diferença, cabe a cada um absorver isso de forma positiva e se superar para um resultado melhor. É muito importante prestar atenção nos jogos de sinais e estar atentos a eles. Há também resultados positivos, mas que resultara mais tarde em algo negativo é aquela coisa de acharmos que estamos agindo de forma correta para nossa vida, fazendo escolha sem pensar nas conseqüências, como comprar combustível adulterado para economizar, sem se preocupar ou se dar conta que mais tarde poderíamos “ferrar” com o motor do nosso carro ou então está de acordo aprovando uma serie de desmatamento para construção de usinas, ou seja, lá o que for, tendo como ponto positivo geração de emprego e desenvolvimento, mas como ponto negativo a devastação da natureza, agredindo o habitat natural dos animais e por fim piorando ainda mais o ar que respiramos. Esses são alguns exemplos onde deveríamos perceber e tomar cuidado com nossas escolhas, pois elas podem atingir diretamente ou indiretamente nossas vidas progredindo-as ou regredindo. È importante analisar qualquer iniciativa desde os pequenos fatores aos grandes no modo geral.
Perceba que a vida é realmente uma matemática, desde a simplicidade de se somar dois mais dois, até a dificuldade de se chegar a um resultado exato mesmo utilizando suas formulas, pois a vida também tem seus valores quebrados, de um resultado não esperado e em fração de segundos podem colocar tudo a perder.
A vida é cheia de escolhas e sacrifícios e diante a tudo é importante manter os pés no chão o equilíbrio e discernimento para decidir qual caminho a seguir, ao cair poderá se levantar e da à volta por cima, mas é importante lembrar que existem caminhos que não tem volta.
Devemos ser otimistas no que idealizamos. Perder não é sinônimo de fracasso. Tudo na vida é um aprendizado cabe a nós tirar proveito da situação e erguer a cabeça em busca de conhecimento e sabedoria para uma vida em conjunto, pois nunca estamos sozinhos, mas isso só é possível se formos capazes de enxergar além do nosso próprio umbigo, valorizando a nossa existência, buscando conhecimento espiritual, trabalhando a fé dentro de nossas crenças sempre em comunhão, exercendo na pratica aquilo que se prega e acredita, pois na teoria não se chegará a nenhum resultado a não ser ao vazio.
Chega de palavras jogadas ao vento, se falas tanto em coisas bonitas por que não colocá-las em praticas? Se o que você acredita ensina sobre o amor, ame verdadeiramente, se ensina a perdoar então perdoe profundamente. Se o que você acredita ensina o que é humildade, então acolha aquele que esta perdida nos seus próprios erros e mostre a eles um caminho de luz.
O crescimento tanto material como espiritual depende dos valores éticos e da forma em que conduzimos a nossa própria vida, não queira ter merecimento daquilo que não se dá.
Deus nos Deus o livre arbítrio para decidirmos qual caminho seguir, nos criou munidos de capacidade e inteligência para discernimos o que é bom ou ruim, o certo do errado e jamais nos daria uma cruz mais pesada do que aquela que poderíamos carregar.
Com coerência não devemos abrir mão de nossos sonhos e ideais, por isso já nos foi dado à vida e se viver é o bastante então não podemos desistir jamais, talvez não sejamos capazes de mudar o mundo, mas podemos fazer a diferença na sociedade que nos cerca em nosso dia a dia. Assim como o sol e a natureza somos vidas como em tudo em nossa volta por isso é necessário olhar em torno de nós para que possamos enxergar valores que não damos importância e que passa por despercebidos encontrando assim, o verdadeiro sentido da vida e dela poder semear boas sementes e colher bons frutos.
Barreiras e obstáculos são colocados por nós ou pelos problemas quando se quer alcançar algo na vida, mas chega de arranjar justificativa para nossos erros e derrotas é hora de assumir nossas fraquezas e nossas falhas, acreditar que somos capazes de nos tornar pessoas melhores, atribuindo da melhor maneira aquilo que são contra nosso aperfeiçoamento, agindo com mais amor, humildade e compaixão.
Vivemos o tempo todo armados contra uns aos outros, esperando o momento para atacar, às vezes enxergamos no próximo o nosso inimigo pronto a nos apunhalar, mas lembre-se que, nosso pior inimigo é aquele que nutrimos dentro de nós mesmo, são os sentimentos impuros como o ódio, o rancor, a magoa, o ciúme, a insegurança, a inveja, o medo... Arme-se contra isso, esvazie destes sentimentos impuros, aquele que você ver como inimigo tem a mesma imagem de você, vocês são iguais e tudo que precisam é se libertar. Some, multiplique sentimentos positivos e os compartilhe. Tudo de bom que você aprendeu na teoria coloque em pratica, não seja um suicida, não alimente sentimentos ruins que podem destruir a si mesmo, mude a frase: “o homem é o inseto que produz sua própria inseticida” e não seja vitima do seu próprio veneno.
Sejamos seres racionais e o mais importante de tudo lembre-se que existe um Deus e se você acredita que Deus é amor permita que ele conduza sua vida, divida este amor com os fracos de espírito, se ainda você não sabe qual caminho seguir, já que se encontra sem saída em meio à escuridão ascenda à luz que há em você, reacenda a chama da vida, do amor, da paz, da humildade e simplicidade, da compaixão, se permita ser feliz, lembre-se que felicidade não esta em alguém ou em algo e sim dentro de você, só você é capaz de encontrar e se permitir, assim tudo se iluminará, conseguirá ver tudo com mais clareza e realismo sem ilusão, aprenda a ouvir e a digerir a verdade, assuma para Deus o quanto tu és fraco e que seguindo seus ensinamentos com ajuda dele você se tornará um vencedor, dê valor a tudo desde a semente que germina e você não vê até a folha que cai de uma arvore, desde um ser que nasce em algum lugar do mundo até o enfermo que luta a cada dia por mais um sopro de vida, vida esta que muitas vezes você não deu valor e deixou passar por despercebida quando se pegou a sentimentos mesquinhos e supérfluos. Sinta e veja sua importância no mundo, no seu mundo, no mundo daqueles que o tem por perto, faça a diferença assim como o desabrochar de uma rosa ou o pôr-do-sol, assim como o nascer da aurora ou uma linda melodia. Tudo depende de você. Agradeça a Deus todos os dias por sua vida e a encha sempre de graça, honra e gloria, seja um vencedor lutando e se livrando de tudo que for contra seu aperfeiçoamento, tanto na vida material como espiritual e nesta matemática da vida sempre é bom somar e não subtrair, multiplicar sempre, mas lembre-se em dividir o pão em iguais fatias, Ame-se, busque seu valor, menos valor tem que não se valoriza.
 Em alguns momentos na vida nos perguntamos por que determinadas coisas acontecem conosco, a resposta é clara: Na vida colhemos aquilo que plantamos. Se for tão difícil olhar em sua volta, procure olhar pra dentro de si mesmo e verá que não é tão inocente como pensas. Crie coragem e assuma seus erros. Nunca é tarde para resolver um problema. Obtenha seus valores esperados, mas com princípios. A vida é uma matemática sem fim e o resultado só depende de você saber resolver cada problema e para se chegar a um resultado positivo em todos os sentidos, utilize quatro formulas fundamental: A fé, a esperança, a humildade e o amor.

“-Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
 É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge triunfante e bela!...

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço!”
Chico Xavier

 Ouvindo: A Paz ( Roupa nova):




Postar um comentário